1.
HISTÓRICO
A Associação Comunitária da Cambaúba foi fundada em Abril de 1997, desde lá os sócios vem lutando por melhorias para a comunidade, porém até agora não obtivemos uma grande conquista que viesse a trazer grandes mudanças para o desenvolvimento da localidade. Podemos salientar que já tivemos vários cursos de capacitação de agricultores oferecidos por entidades, porém o que a comunidade deseja atualmente são ações concretas que fomentem a cultura local, valorize o homem do campo ao mesmo tempo trazendo desenvolvimento intelectual e profissional. Viver da agricultura familiar não é tarefa fácil, apesar das políticas públicas existentes, como acesso facilitado ao crédito, programas de complemento da renda, não é o bastante para uma vida digna, por isso os moradores estão sempre em busca de alternativas para complementar a sua renda.
Em relação à Educação a comunidade dispõe de uma escola municipal, a Francisco Juventino de Souza, que atende as crianças da educação infantil aos 06 primeiros anos da Educação Fundamental, assim como também se enquadra ao quadro educacional a Associações Rural e o centro comunitário, além de outros grupos informais de jovens que se reúnem quinzenalmente para discutir ideias e encontrar possíveis soluções dos problemas encontrados, para o crescimento dos moradores da comunidade.
1. ATIVIDADES
A Associação da Cambaúba em parceria com Prefeitura Municipal de Amargosa vem garantindo vários benefícios para seus associados, como a participação nos seguintes projetos: Projeto ATER (agroecologia com ênfase na agricultura orgânica), Projeto E.R.V.A.S (cultivo de plantas medicinais), Projeto Comunidade Irmã (receberam kits com pintinhos), Projeto Tem peixe na rede (receberam alevinos), Projeto Viveiro Itinerante (receberam mudas frutíferas); e cursos de Associativismo e Cooperativismo, clonagem de cacau, cultivo da mandioca, manejo do solo, Projeto Arte & Fibra, dentre outros.
Todas as festas comemorativas, os associados se reúnem no salão comunitário, “Salão” espaço cedido pela igreja católica da localidade, para as reuniões mensais dos associados e outras ações de interesse da comunidade. As festas de final de ano é uma das mais importantes, pois além da tradicional troca de presentes, também renovamos protestos de estima e zelo pela valorização da pessoa humana, buscando maior proximidade e união no intuito de encontrar melhorias para o grupo.